CURIOSIDADES: Encosto de cabeça do carro

O encosto de cabeça do carro é muito importante para a prevenção de lesões graves em acidentes de trânsito

Tenho certeza que você já viu alguma vez circulando pelas redes sociais algumas imagens onde as pessoas falam sobre o encosto de cabeça do carro, certo? Elas dizem coisas como “Em casos de emergência, o encosto de cabeça do carro pode ser retirado para quebrar os vidros do carro.”

Isso deve ser encarado como mito, é mais aconselhado você estar sempre preparado para casos de emergência, porque em uma situação de risco é muito provável que você não terá tempo para recorrer a atitudes como desmontar parte do seu carro para se salvar.

Recentemente, para melhorar a prevenção contra casos extremos em acidentes, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), preocupado com a quantidade de acidentes, criou algumas normas de quais novos equipamentos de segurança será de obrigatoriedade ter dentro dos veículos a partir de 2018.

Dentre a gama de equipamentos de seguranças citados, está o apoio de cabeça para todos os ocupantes do veículo. É normal que muitas pessoas se esqueçam dele quando o assunto é segurança, mas ele é mais importante do que imagina. O uso do apetrecho pode prevenir várias possíveis lesões em casos simples ou graves de acidentes de trânsito.

bmw-encosto-de-cabeça

 

Mas então, para quê realmente serve o encosto de cabeça do carro? Ele é muito importante, e pode até te salvar em algumas situações. Mas não da maneira que você imagina.

 

 

Em algumas colisões onde o choque acontece na traseira do veículo, é comum que nosso corpo seja parte do efeito “chicote” que geralmente acontece com os passageiros do veículo atingido. A ação recebeu esse nome, pois o impacto de um carro que atinge a traseira de outro, projeta o movimento que leva os ocupantes do veículo atingido para frente.

Consequentemente o cinto de segurança vai proteger sua integridade física, fazendo com que os ocupantes não sejam arremessados para frente. Entre tanto, o cinto não tem a capacidade de evitar que aconteça um lesão na coluna cervical da pessoa atingida pelo efeito chicote, que não protege a cabeça e o pescoço.

Com isso, uma das maneiras mais eficazes de preservar a boa segurança e prevenir lesões sérias, é ajustar de maneira correta o encosto de cabeça do banco, que é um elemento essencial para a segurança do motorista e de seus passageiros no trânsito.

 

Mas ainda não foi sanada a dúvida não é? Além de evitar grandes lesões, o encosto da cabeça tem mais alguma utilidade? Eles são capazes de nos salvar em situações diferentes? Podem quebrar os vidros do carro e realizarem uma rota de fuga alternativa em casos extremos?

 

Resposta

Não! Ele não é a melhor alternativa para quem está numa situação de risco. É possível levar em consideração que existem veículos em que a remoção do encosto de cabeça são muito fáceis, mas também existem modelos que são mais complexos com relação à retirada do equipamento de segurança, as vezes é necessário até mesmo o uso de ferramentas. O encosto de cabeça é muito importante para prevenção de acidentes, mas não deve ser sua única alternativa em casos de perigo, muitos podem nem ser resistentes o suficiente para facilitar a quebra dos vidros.

No vídeo abaixo é possível notar o grau de dificuldade encontrada para a retirada do encosto de cabeça tendo até que se dispor de ferramentas para retirar. O material não parece ser dos melhores para proporcionar uma rota de fuga, além disso o uso de materiais não apropriados pode causas algumas consequências indesejadas.

Já neste vídeo, a retirada do protetor de cabeça parece ser muito mais simples. Mas não muda o fato de não ser a melhor alternativa de equipamento de segurança para uma fuga de um veículo em chamas por exemplo.

O encosto do carro pode ser usado de várias maneiras se o caso for usar numa situação onde você não tenha outras alternativas. Ele não será o grande salvador se você estiver num incêndio ou em algum caso de emergência. É mais aconselhável que o proprietário do veículo tenha sempre os equipamentos necessários em seu carro.

As informações do artigo foram úteis? Então compartilhe para que mais pessoas possam se conscientizar das melhores práticas em situações de emergências e sobre o uso correto do encosto de cabeça.

 

 

 

 

 





REDAÇÃO SEMPRE AUTOS

<>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *