CURIOSIDADES: Você conhece a Fórmula E?

A Fórmula E é um campeonato mundial da modalidade monoposto onde a propulsão dos veículos são elétricas

 

A Fórmula 1 dos veículos elétricos, isso mesmo. Você conhece a Fórmula E?

             A Fórmula E nada mais é que um circuito de corridas muito parecido com o sistema da Fórmula 1, mas ao mesmo tempo não é nada parecido, Por quê? A Fórmula E, oficialmente nomeada por FIA Formula E Championship, é uma das classe de competições automobilísticas, tal vertente de corrida usa apenas veículos elétricos.formula-e-roma-02(Foto divulgação: FiaFormulaE)

             O início da Fórmula E foi no ano de 2012, mas teve o seu primeiro campeonato formal em 13 de dezembro de 2014 em Pequim, China. O campeonato desenvolvido em âmbito internacional, é formado pelo grupo FIA ( Federação Internacional de Automobilismo) e Alejandro Agag é o atual CEO da competição.

(Foto divulgação: FiaFormulaE Alejandro Agag)



             A Federação Internacional de Automobilismo ou Fédération Internationale de l’Automobile, é um conjunto ou associação sem fins lucrativos criada no ano de 1904 para representar interesses sobre o automobilismo em geral e também no uso de veículos. Seu atual presidente é Jean Todt.

Mas Como funciona?

             O campeonato mundial de Fórmula E atualmente funciona da seguinte maneira, São 10 equipes na disputa do título, cada equipe pode usar 2 pilotos. Cada escuderia pode se dispor de 4 monoposto.

             Monoposto é uma categoria de veículo em que há espaço para apenas uma pessoa, no caso o piloto. Os monopostos são projetado geralmente apenas para competições de automobilismo tendo geralmente as rodas colocadas fora do corpo principal do veículo.

             As corridas da Fórmula E são distribuídas a cada campeonato em 10 lugares espalhados pelo mundo. As pistas são circuitos de rua com geralmente : 2.5 a 3 km de extensão definidos.

             O dia da corrida é sempre muito regrado. Todos os eventos se iniciam com duas sessões de treino, no início da manha uma sessão de 45 minutos, logo em seguida outra de 30 minutos.

             Ao meio-dia tem a classificação, onde é contado os pontos e programado a posição de cada veículo na largada. Os grupos são posicionados da seguinte maneira: Os condutores são divididos em quatro grupos de cinco, com cada grupo com seis minutos para definir a melhor volta.

             Depois da classificação, os pilotos tem duas horas de descanso e também para repor a carga das baterias dos veículos. Terminado o tempo de 2 horas para a recarga dos veículos, esta na hora de iniciar a corrida.

             O circuito de corrida geralmente dura cerca de 50 minutos, cada motorista faz 3 stints e 2 pit-stops. Sendo um deles obrigatório, a parada obrigatória implica em mudar os carros quando a bateria estiver descarregada, o trajeto do piloto no box se resulta em andar 100 metros para entrar no carro recarregado e retomar a corrida.

             E você acha que o Brasil está de fora dessa? Não está não, o vencedor do ultimo campeonato mundial de Fórmula E é nada menos que o brasileiro Lucas di Grassi, pela equipe ABT Schaeffler Audi Sport dirigindo um Spark-ABT Schaeffler FE02.

formula-e-lucas-di-grassi(Foto divulgação: FiaFormulaE Lucas Di Grassi)

 

 

 

 





REDAÇÃO SEMPRE AUTOS

<>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *