Strict Standards: Non-static method phpxtFaviconXtManager::phpxtShowFavicon() should not be called statically in /home/storage/6/a9/48/sempreautos/public_html/revista/wp-content/plugins/favicon-xt-manager/index.php on line 175

Drift? Ford lança freio de mão eletrônico próprio para a modalidade

Quem recebe esse novo apetrecho é o Ford Focus RS, o dispositivo eletrônico pode desacoplar a tração traseira fazendo com que acione os freios atrás

 

          O freio desenvolvido de estacionamento eletrônico, foi uma das melhores inovações para automóveis. Melhor que puxar uma alavanca onde aciona um cabo de aço para travar um veículo, os modelos mais modernos recebem uma tecla, que simplesmente travam as rodas traseiras do veículo, não parece correto?

          O dispositivo eletrônico conta com mutas vantagens, uma delas é que o dispositivo dispensa regulagem, economiza também espaço no console e é programado para em alguns casos intervir aplicando automaticamente os freios, quando se deixa o câmbio na modalidade park. Mas há uma desvantagem: o sistema não permite travamento intencional e controlado das rodas traseiras, recurso que os pilotos fazem em manobras de drift.

drift 01

          Eu sei que nem todo mundo acorda num belo dia e decide sair pela rua fazendo manobras do tipo, usando o drift em toda esquina que passa. Mas o que importa, é que a Ford pensou nas minorias, que gostam desse estilo de vida radical. A empresa então anunciou o lançamento do seu primeiro freio de mão eletrônico que foi desenvolvido inspirado em ralis, o freio de mão será implantado já no novo Focus RS.

          O sistema que recebeu o nome de Drift Stick, foi criado pela equipe de engenheiros da Ford Performance, e ganhou até um apelido interno de “wicked stick”, a tradução direta é bem interessante, pode mostrar que o dispositivo é poderoso e perigoso, quem usa sabe o que faz, podemos suavizar a tradução para “alavanca terrível”. Até o momento, o equipamento será um acessório oferecido apenas na America do Norte a partir de dezembro deste ano.

          Segundo o diretor global da vertente Ford Performance, Dave Pericak, ele explica que futuramente o sistema Drift Stick pode vir a ser aplicado também em próximos veículos da divisão esportiva da marca.

          Mas o que é o Drift Stick? Como Funciona? Simples, o Drift Stick é uma alavanca de alumínio instalada entre o banco do motorista próxima a alavanca do câmbio manual. Quando ela é puxada, ela desfaz a tração traseira, no caso do Focus RS que tem uma tração integral, ela retira apenas a tração traseira, e então aplica o freio para bloquear as rodas traseira, provocando então toda a derrapagem que estamos acostumados a ver.

Ford Focus RS

          Para que o desenvolvimento do sistema corresse tudo bem, a equipe de desenvolvimento da Ford, contou com o auxilio do piloto de rali Ken Block, famoso por seus vídeos virais Gymkhana e um dos maiores usuários do freio de mão hidráulico em carros de rali.

 

Muito papo né? eu sei que a graça é assistir logo toda essa explicação em imagens radicais, A demonstração em vídeo está logo a baixo:








REDAÇÃO SEMPRE AUTOS

<>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *