ENTENDA A VERSÃO DIGITAL DA CNH

A partir de fevereiro de 2018 já estará funcionando o projeto que permite a fiscalização dos agentes de trânsito por certificado digital  ou QR Code

        Uma boa notícia é que a partir de fevereiro de 2018, os motoristas não serão mais multados caso sejam pegos dirigindo sem sua habilitação (CNH – Carteira Nacional de Habilitação). Nesta terça-feira (25) o Conselho Nacional de Trânsito aprovou um projeto que cria uma versão digital da CNH no país.

       A ideia, é que os motoristas de todo o país possam se identificar por meio de um aplicativo de smartphone; apesar desta novidade ser aprovada, a CNH tradicional continuará sendo impressa normalmente. “Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, explica o Ministro das Cidades, Bruno Araújo.

         A conclusão é que ainda é obrigatório dirigir com a posse da CNH, seja ela impressa ou pelo aplicativo online. Para ter uma prova segura de que o documento virtual é válido, policiais e agentes de trânsito, vão usar um sistema de assinaturas com um certificado digital, ou um QR CODE ( Quick Response – é uma imagem código de barras). Até o momento, este aplicativo ainda está sendo projetado e está em fase de testes.

          Deste o mês de maio deste ano, as CNHs emitidas de todo o país contam com um QR CODE impresso no verso do documento. De acordo com o Ministério das Cidades, o grande objetivo deste avanço é evitar fraudes e não é necessário atualizar o documento apenas para contar com o código QR. O objetivo do governo é que todas as habilitações sejam atualizadas conforme o prazo de vencimento padrão.

 





Fonte: Auto Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *