Jaguar F-Type SVR e Porsche 911 GTS : Um clássico Europeu

O grande superesportivo alemão e seu rival inglês de grande estilo fazem embate entre a discrição e a ostentação.

Enquanto um tem o motor atrás , o outro tem motor na frente. Um tem porta-malas na traseira e no outro, o pequeno compartimento é na dianteira. O primeiro é inglês e o segundo, alemão. Jaguar e Porsche utilizam receitas bem diferentes na concepção de seus esportivos.

Curiosidade cada uma dessas marcas representa uma escola. A Jaguar não economiza na cilindrada e a filosofia da Porsche, de fazer “mais com menos”, inclui motores menores, e sempre mantendo sua elegância . Reunimos a versão SVR do F-Type SVR e a GTS do 911 não para um comparativo convencional, mas para mostrar a diferença entre essas duas escolas ~ até porque a distância entre as tabelas desses carros é grande. Enquanto o britânico tem preço sugerido de R$ 883.112, o do alemão é de R$ 694 mil.

Para mover seu esportivo, a Jaguar optou por um enorme 5.0 V8 supercharger (compressor mecânico), em suma um incrível motor. O Porsche traz um 3.0 boxer biturbo, de seis cilindros, não vou mentir adoro ambos, mas o Porsche ta de parabéns. Em termos de potência, a diferença é de 125 cv a favor do britânico. São 575 cv, ante 450 cv do alemão.

No entanto, basta colocar os dois esportivos para acelerar e essa vantagem do V8 começa a se diluir, também não é para menos. Ambos são ferozes e podem ir de 0 a 100 km/h nos mesmos 3,7 segundos, de acordo com dados das fábricas.

Aqui aparece o fator “mais com menos”. Um dos trunfos do 911 é ser 235 kg mais leve: seu peso é de 1.470 kg, ante os 1.705 kg do F-Type.

Em prática, o Porsche leva seu motorista ao êxtase com certa austeridade. O seis-cilindros boxer (deitado) é eficiente e silencioso, mesmo com o modo de condução esportivo ativado. Já imaginou estar dentro de um desse ?

Já o berro do V8 do Jaguar aumenta à medida que se pressiona o acelerador, e não economiza “estouros” nas trocas de marcha, especialmente nas reduções. Acelerar é como um evento que deve ser celebrado e compartilhado com todos na rua. Mas em ambos você teria que ter um investimento grande.

E com fartura de gasolina: de acordo com dados do Inmetro, o F-Type faz média de 5,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Com motor menor, o 911 é comedido também nesse item: faz, em média, 8,2 km/l em uso urbano e 11 km/l em rodovias.

 





<>
REDAÇÃO SEMPRE AUTOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *